Saúde financeira da Empresa
Vamos Ler sobre um assunto muito interessante…
Como você pode saber se a sua empresa está com uma boa saúde financeira?
FATURAMENTO
Você talvez pense que é bem óbvio acompanhar o faturamento, mas muitas empresas não dão o devido valor para o faturamento.
Esse indicador da empresa é muito útil para que possa ser feito comparações com as metas estabelecidas para o momento e descobrir que você precisa realizar estratégias e também buscar novos clientes para que sua empresa tenha o lucro esperado no final do mês.
ÍNDICE DE ENDIVIDAMENTO
Esse índice é muito importante para avaliar a saúde financeira de sua empresa, pois ela revela o quanto seu negócios utiliza de recursos próprios para que possa desenvolver suas atividades e o quanto é proveniente de empréstimos e financiamentos.
Para calculá-lo, é preciso buscar os ativos e passivos no balanço patrimonial. Divide-se o total do passivo pelo total do ativo e depois multiplica-se o resultado por 100. Desse jeito, é obtido o percentual do índice de endividamento.
TICKET MÉDIO
Principalmente em empresas do setor varejista, este indicador refere-se ao valor médio de cada venda.
Para um gestor, este cálculo pode ajudar a identificar, seus melhores vendedores (caso seja calculado sobre cada funcionário). Seu resultado ajuda a tomar decisões, indicando se há necessidade de adotar novas estratégias de marketing, reforçar a equipe de vendas, e muitos outros aspectos.
CUSTO FIXO
Os valores do custo fixo precisa ser preciso para que a saúde financeira da empresa seja avaliada com exatidão. Isso porque ele representam as despesas que não variam, independente da situação financeira da sua empresa, ou seja, mesmo que seu faturamento seja maior ou menor em um determinado mês.
Os custos fixos precisam ser estáveis, porque seu aumento pode interferir diretamente na lucratividade e tornar o negócio inviável.
LUCRATIVIDADE
Bem diferente do lucro que corresponde à subtração dos custos em relação aos ganhos da empresa, a lucratividade é obtida através da divisão entre faturamento bruto mensal e lucro líquido, que resulta em um valor percentual.
Esse é o indicador de desempenho financeiro mais relevante para avaliar se o negócio é viável ou não.
Texto por Leonor Correa – Contadora